terça-feira, 5 de julho de 2011

Gestão de projetos em Academias- Aeróbio/ Anaeróbio

O que é exercicios Aeróbio?
O exercicio Aeróbico é considerado o mais benéfico para a saúde,pois ele melhora a capacidade Cardiovascular,ajudando na diminuição de problemas como Arteriosclerose e Hipertensão,esse tipo de exercicio também é um dos mais indicados para quem está sedentario e começando um programa de exercicios.O tipo de adaptação que essa espécie de exercicio provoca no corpo é suave e agradável,e também é moderado o nivel de esforço minimo para ter efeitos benéficos.
O foco do exercicio Aeróbico é a capacidade Cardiovascular.É por seus efeitos nos batimentos Cardíacos e na capacidade respiratória que se verifica se o programa de exercícios está ou não funcionando bem.É também a partir do ritmo dos batimentos que se pode controlar a intensidade do exercício e prever a evolução do programa.Considera-se exercício Aeróbico todo esforço que possa ser mantido por um longo período de tempo.Costumam ser,portanto,esforços de intensidade leve ou moderada,definindo-se essa intensidade de acordo com a aptidão individual.
(A caminhada,corrida,Natação,Ciclismo e a Ginástica Aeróbica) são exercícios normalmente classificados como Aeróbicos devido ao tipo de exigência cardiaca e muscular que provocam,sendo possível a sua pratica prolongada.
O que é exercícios Anaeróbios?
Exercício Anaeróbio é um tipo de atividade física em que predomina o fornecimento de energia por processos metabólicos que não envolvem oxigênio. A palavra anaeróbio, significa literalmente "sem oxigênio" ou "sem presença de oxigênio“.
Exemplos de exercícios anaeróbios incluem musculação,sprints,saltos: qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbias desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade.
Anaeróbios São ideais para melhorar a resistência e a força do corpo, e tem um efeito importante na resistência cárdio-respiratória. se bem por outro lado, são bem menos efetivos a curto prazo do que os aeróbios (pular, caminhar, correr, andar de bicicleta) para queimar calorias e por tanto perder peso.
No entanto a longo prazo tem uma função regulatória na perda de peso, já que aumenta consideravelmente a massa muscular e, deste jeito, acelera o metabolismo. Já que quanto mais músculo maior é a energia necessária para ás
atividades, pelo que são queimadas mais calorias, inclusive no sono.
A produção de energia pelas células.Durante um esforço,pode ser Aeróbia ou Anaeróbia.A capacidade do organismo de produzir energia a partir do oxigênio não é infinita.
Há um limite de esforço que esse sistema consegue suportar.Se o esforço aumenta acima da capacidade Aeróbia,o oxigênio presente no organismo,chamado metabolismo Anaeróbio.
Esse metabolismo produz energia rapidamente,mas como consequência produz fadiga muscular rapidamente.
Avaliação do perfil dos frequentadores de academia
O objetivo principal com a pratica de atividade física mais citado foi o ganho de massa muscular(33,8%),entretanto a perda de gordura e a perda de peso também foram respostas freqüentes entre os entre os objetivos principais correspondendo perda de gordura(25,7%) e perda de peso(23,3%).
Esse objetivo foi distinto de acordo com o sexo e a faixa etária.Entre os homens,observou-se que 50% possuíam como objetivo primario ganhar massa muscular e entre as mulheres 31,9% pretendiam perder percentual de gordura e 30,2% perder peso.
Ao analisar os objetivos primarios de acordo com a faixa etária,verifica-se que 66% dos homens entre 18 e 29 anos desejavam o ganho de massa muscular e 45,8% das mulheres dessa mesma faixa etaria referiam querer perder percentual de gordura.
A maior prevalência de individuos que desejavam perder peso encontrava-se na faixa etária dos 30 aos 44 anos sendo respostas mais freqüentes entre o publico feminino.
No estudo de Filardo e Leite(2001),o qual verificou que entre os individuos de 20 a 30 anos que freqüentavam uma academia,45,7% dos homens desejavam aumentar massa muscular,enquanto que 54,9% das mulheres esperavam reduzir o peso.Além disso,para a questão,os participantes poderiam marcar mais de uma alternativa,sendo assim,observou-se que 63,8% dos participantes desejavam perder gordura,33%perder peso e 60,5% ganhar massa muscular,seja como objetivos primarios ou secundarios.

Jump
Nas ultimas décadas,vem sendo dada maior importância à pratica de atividades esportivas em nossa sociedade,principalmente para o desenvolvimento dos componente para aptidão física voltado á saúde.Dentre os quais,pode-se ressaltar a aptidão cardiorrespiratória força, a endurance muscular ,a flexibilidade e a composição corporal.Desta forma,a busca por uma melhor qualidade de vida,por um envelhecimento saudável e a melhoria dos padrões estéticos parece despertar nas pessoas um maior interesse para a realização de exercícios físicos,principalmente aqueles que são realizados de forma segura e eficiente,que é o caso do Jump.
Concluímos que aula de Power Jump é predominantemente aeróbia ,contribuindo ,deste modo ,para uma melhora do componente cardiorespiratório.Válido destacar que durante uma aula de Jump o gasto energético gira em torno de 300kcal a 500kcal,assim aprimorando a aptidão cardiorespiratória e para redução da gordura corporal.

Step

Segundo Jucá(1993),o "step" é considerado como uma forma simples de treinamento que consiste em subir e descer de plataformas com alturas reguláveis,utilizando-se de movimentos coreografados e de música para a marcação do ritmo.A importância de um programa com step consiste na melhoria do sistema cardiorespiratório,com a vantagem de ser uma atividade de baixo impacto sobre as articulações e,por esta razão,vem ganhando muitos adeptos com o objetivo de melhorar a saúde e propiciar alterações positivas na estética corporal.
Com mais de dez anos de criação do step, o Colégio Americano de Medicina do Esporte já tem fatos e dados suficientes que colocam essa atividade numa posição de destaque quando comparada, por exemplo, com a ginástica aeróbica de alto impacto e a corrida. O step oferece menos riscos de contusões mais graves ficando restritas a dores musculares nas coxas, gastrocnêmios (batata das pernas) e tendão de Aquiles.
As pesquisas mostraram uma melhora de até 16% na aptidão cardiovascular, aumento médio de 13% no consumo de oxigênio (VO2 Máx.) e diminuição de 1,4% no percentual de gordura num programa inicial de controle de doze semanas (considerando três dobras cutâneas).
Os estudos concluíram também que essa atividade pode gastar de 300 a 500 quilocalorias em aulas variando respectivamente de 30 a 70 minutos. Para que esses valores sejam obtidos com segurança por qualquer pessoa, os estudiosos sugerem uma freqüência ideal de três vezes por semana como qualquer outra atividade física.
Considerando então que o Step é uma atividade de longa duração com intensidade moderada e/ou leve,concluindo-se que é uma atividade aeróbia.

Spinning
O Spinning, também chamado de Ciclismo Indoor, surgiu no final dos anos 80 nos EUA como forma de variar a forma convencional do pedalar em uma bicicleta estacionária, assumindo mais efetivamente alterações dos componentes essenciais de uma atividade física que seriam frequência cardiaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.
O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento. Ao praticá-lo você naturalmente entra num programa individualizado obtendo um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma ótima melhora de VO2 máx (condicionamento cardiorespiratório) o qual pode prepará-lo também para outras atividades.
Aproximadamente,são gastos 475 calorias em uma aula de spinning com 40 minutos de duração.
Os músculos mais exigidos durante o Spinning são dos membros inferiores . Dentre eles os gastrocnêmios, Ísquiotibiais (posteriores de coxa),Vastos Laterais, Retos Femurais e Glúteo máximo. Os praticantes também fortalecem muito a musculatura da região lombar e abdômen com diversas manobras de sentar e ficar de pé no banco da bicicleta.

Body Pump
O Bodypump é uma aula de 45-60 minutos sem impacto e feita para dar ao seu corpo um treino completo usando barras e pesos ao som da música aula dada para um grupo de pessoas por um instrutor qualificado para o mesmo.
A aula começa pelo aquecimento geral do corpo todo e em seguida trabalha-se cada músculo do corpo específico acabando por trabalhar o corpo inteiro. Toda a técnica é baseada na técnica de levantamento de pesos usando pesos moderados e altas repetições para poder tonificar bem os músculos sem o uso de grandes cargas. Todo este exercício leva a um corpo magro e bem tonificado.
O mais atractivo do Bodypump é que os seus resultados são rápidos, é um desporto alegre pois é ao ritmo da música, é feito em grupo pois assim torna-o mais agradável. Mas para alem destes benefícios ainda há outros, por exemplo: é simples e eficaz, podem participar na mesma aula alunos de varias idades e níveis físicos diferentes, Condicionamento e tonicidade muscular, aumento do metabolismo, e um treino com ritmo ao som da música.

O Bodypump visa trabalhar dois sistemas do nosso corpo:
O sistema aeróbico, que usa oxigénio para queimar gordura e hidratos de carbono.
O sistema anaeróbico que actua quando há treinos com grande intensidade, o que permite aos músculos trabalhar mais em menos espaço de tempo, como os músculos são responsáveis pela combustão energética, quanto mais activo for o nosso tecido muscular mais calorias queimamos. O treino feito nas aulas de Bodypump faz com que o seu metabolismo aumente bastante e os resultados obtidos são significantes.


Power Local
É uma modalidade de fitness voltada para o desenvolvimento da resistência e definição muscular, onde o próprio aluno combina a carga que vai usar em cada movimento, respeitando seu limite. Todos os movimentos são de fácil assimilação e execução. Trabalha força e desenvolvimento muscular.
Ideal para alunos intermediários e avançados, que tenham como objetivo a definição muscular e melhora na capacidade aeróbia. Tem duração de uma hora e também desenvolve a coordenação motora, já que os exercícios são executados com deslocamento, combinados com exercícios localizados.

Ginástica Localizada
Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada. Sem dúvida nenhuma ela é a campeã de participantes nas academias. As salas de ginástica localizada vivem lotadas de alunos assíduos prontos para muita transpiração e malhação.
O nome ginástica localizada é colocada pela forma como ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.

Dentro de uma sala de ginástica, muita música e agitação para deixar os alunos no ritmo da malhação. O professor comanda os exercícios, as séries a serem feitas e as correções para a execução perfeita do movimento.
A aula de ginástica localizada dura em media 60 minutos e deve ser feita pelo menos 3 vezes na semana, para que os efeitos benéficos sejam alcançados com sucesso.

Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aeróbia, há uma melhora no sistema cardiorrespiratório. O aluno ainda terá um fortalecimento dos músculos de forma geral, de acordo com a variedade de exercícios realizados, incluindo exercícios com pesos e bastões. É uma ótima forma de adquirir saúde e deixar o corpo bonito.
Consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com a finalidade de aprimorar: o tônus muscular, as capacidades aeróbia, anaeróbia, flexibilidade ou o condicionamento físico como um todo.

Musculação
Musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Geralmente, a musculação é praticada nas academias desportivas.
Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.
O treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico e atletismo de força ou que são esportes ao invés de formas de exercício. O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Saba, Fabio- Mexa-se: atividade física, saúde e bem estar

Jayr, jordão ramos- Exercícios físicos na história e na arte

Dartagnan, guedes pinto- Manual pratico para avaliação em educação física

Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento- issn 1981-9919

Nenhum comentário:

Postar um comentário