domingo, 31 de outubro de 2010

Diferentes olhares da Ed.Fisica

Afinal o que é ed.fisica
Considerada com cultura do fisico,constituindo-se como parte da medicina,criadora de sofisticadas técnicas esportivas.
  O que não se discute é seu compromisso em estudar o homem em movimento.O que também se aceita é a ginastica,o jogo,o esporte e a dança como instrumentos para cumprir os seus objetivo.
  É transmissora de cultura,mas pode ser,acima de tudo,transformadora de cultura.Incorpora conhecimentos da medicina,mas ninguem será capaz de considerar o professor de ed.fisica como aquele que cura.
    Desde a antiguidade a sociedade tem uma visão totalmente oposta do que realmente é ed.fisica,quando se fala na mesma ja imagina corpos malhados e mulheres deslumbrantes ,jogos e campeonatos.Aos olhos da sociedade o educador fisico,não possuia uma formação psicologica,um conhecimento geral,social como um todo.Hoje temos o conceito que ed.fisica não educa somente o corpo ,há uma estrutura psicologica,pois o corpo não funciona se o cérebro não trabalha,vemos a importância da atividade fisica ,do conhecimento do corpo,da boa alimentação,do trabalho em conjunto,da forma correta da respiração,da saúde em si,enfim a ed.fisica nos proporciona melhor qualidade de vida,bem estar fisico e mental.
    
 "A ed.fisica não é apenas educação do ou pelo movimento:é a educação de corpo inteiro,entendo-se,por isso,um corpo em relação com os outros corpos e objetos,no espaço.Educar corporalmente uma pessoa não significa provê-la de movimentos qualitativamente melhores(freire,1997)-abordagem construtivista-interacionista.

    Numa abordagem construtivista,o professor poderia reconstruir suas atividades,explorando os jogos de cultura ludica das crianças como a queimada,pique-bandeira,passa10,bola torre outras.As brincadeiras criadas por eles possibilitam a construção de varias habilidades,resolução de problemas como (espaços,bolas,pbjetos a serem atingidos e as regras),fazendo com que os alunos se adaptem a uma nova situação de jogo.O construtivismo propõe que o aluno participe do próprio aprendizado.

    Abordagem desenvolvimentista-abordagem que teve a preocupação de contextualizar o desenvolvimento das crianças entre 4 a 14 anos,sobre os aspectos biológicos da atividade motor,ou seja a aprendizagem é de acordo com a necessidade da criança e de sua faixa etaria.
Para DARIDO(1999)os movimentos são classificados de acordo com o desenvolvimento motor da criança,fundamentada no modelo taxionomia do desenvolvimento motor,classificado da seguinte forma:
movimentos reflexos:vida intra-uterina a 4 meses após o nascimento
movimentos rudimentares:de 1a 2 anos
movimentos fundamentais:de 2 a 7 anos
combinação de movimentos fundamentais:7 a 12 anos
movimentos determinados culturamente.
 esta abordagem orienta uma seqüencia para a aquisição de habilidades desportivas,sendo elas de acordo com a idade e o nivel de desenvolvimento.                

Darido também divide os padrões de movimentos em:locomoção,manutenção e equilíbrio.
Locomoção:andar,saltar,correr e saltizar.
Manipulação:arremesso,rebater,lançar,receber e chutar.
Equilibrio:girar,flexionar e posições invertidas.

   Abordagem crítico-superadora -é uma proposta que significa muito no país,apresenta um discurso de justiça social e tendo como apoio o marxismo e neo-marxismo.criticando objetivamente todo esse sistema capitalista em que vivemos.

  Abordagem sistêmica- tem grande influência de outras áreas como a da sociologia,filosofia e psicologia.Nessa abordagem não seria só uma educação buscando aprimoramento ou habilidade pelo movimento,a abordagem exige que alunos vão para a aula não somente pela pratica e lazer,mas que usem todo esse aprendizado para sua vida,sendo melhores cidadãos no seu dia-a-dia.

  Jogos cooperativos-os jogos cooperativos tem como objetivo a cooperação,o fair play,interagindo todos os participantes,independente de ser os menos habilidosos,mulheres... deixando de lado o preconceito,e mantendo a visão de que o importante é participar.
 "Arqueologia para mostrar como os jogos perpetuados por determinadas sociedades refletem e repassam valores éticos,culturais e morais.Apresenta os jogos cooperativos como uma atividade física essencialmente baseada na cooperação,na aceitação,no envolvimento e na diversão,tendo como propósito mudar as caracteristicas de exclusão,seletividade,agressividade e exacerbação da competividade dos jogos ocidentais.O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa" (TERRY ORLICK,1989)
 
              (Referência bibliográfica-- MAURO BETTI educação e sociedade,DARIDO E SURAYA CRISTINA educação fisica na escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário